Tarsius

Resultado de imagem para tarsius


Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Mammalia;
Ordem: Primates;
Família: Tarsiidae (Gray, 1825);
Gênero: Tarsius (Storn,1780);


   Tarsius é um gênero de macacos primatas popularmente conhecidos como társius. Apesar do grupo outrora ter sido comum, todas as espécies atualmente viventes são encontradas em ilhas no sudeste da Ásia.
Os achados paleontólogicos na Tailândia e China indicam que esta família é endemica das florestas do sul da Ásia, onde habita pelo menos desde o período Eoceno.
Tarsius são animais pequenos com olhos enormes; cada globo ocular tem aproximadamente 16mm de diâmetro, e é tão largo quanto se cérebro inteiro.
Tarsius também possuem membros posteriores bastante alongados. De fato, seus pés possuem tarsos extremamente alongados, os quais emprestam o nome ao animal. A cabeça e o corpo medem juntos entre 10 e 15cm de comprimento, porém os membros posteriores medem o dobro (incluindo os pés).
Apresentam uma longa cauda nua e fina, com um tufo de pelos na ponta, que pode medir entre 20 e 25cm de comprimento. Seus dedos são também alongados, com o terceiro dedo tendo quase o mesmo tamanho da parte superior do braço. A maioria dos dedos apresentam unhas, porém o segundo e terceiro dedos dos pés possuem garras, as quais são usadas para segurar nas árvores. Tarsius são delgados, com pelagem aveludada e de coloração amarelada, bege ou ocre.
Os tarsius pesam menosde 200 gramas e possuem 34 dentes. Como outros prossímios, não possuem forma de pente fino, e sua fórmula dental também é exclusiva: 2.1.3.3/1.1.3.3.
Para manter-se agarrado, após o pulo, o tarsius utiliza um tipo de "adesivo natural' que existe em seus dedos, que o ajuda a se segurar nos galhos.
Todas as espécies de tarsius são noturnas, porém, como outros organismos noturmos, alguns indivíduos podem apresentar maior ou menor atividade noturna durante o dia. Ao contrário de muitos animais noturnos, contudo, tarsius não possuem uma área reflexiva da luz (Tapetum lucidum) no olho. Também possuem uma fóvea, algo atípico para um animal noturno.
O cérebro do tarsius é diferente de outros primtas, em termos de arranjo das conexões entre os dois olhos e o núcleo lateral geniculado, o qual é a principal região do tálamo que recebe informação visual.
Eles são carnívoros, alimentando-se principalmente de insetos e capturando os que pulam sobre eles. São os únicos primatas que se alimentam inteiramente de carne.
A gestação dura aproximadamente seis meses e a fêmea da a luz um único filhote.

 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Salamandra Axolote

Tubarão Duende